terça-feira, 30 de agosto de 2016

O futuro dos esportes no Brasil passa pelas Forças Armadas.


Todos sabem do incrível desempenho dos atletas militares nas Olimpíadas. O que poucos sabem é que esse desempenho vem de um projeto que nasceu em 2008 e está crescendo positivamente no país, o Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR). O PAAR foi criado pelo Ministério da Defesa do Brasil em parceria com o Ministério do Esporte com o objetivo de fortalecer a equipe militar brasileira em eventos esportivos de alto nível, como os Jogos Mundiais Militares realizado no Rio de Janeiro em 2011.

Os atletas integrantes do programa são selecionados por meio de um concurso que considera o desempenho em competições e ingressam como militares temporários, podendo permanecer por oito anos. Todos os atletas recebem incentivos como salários, locais para treinamento, plano de saúde, atendimento médico, odontológico, fisioterápico, alimentação e alojamento. Os atletas do programa não estão impedidos de obterem outros patrocínios e todos se dizem satisfeitos com o PAAR.

Atletas militares recebendo homenagem.

Ao fim das Olimpíadas, em uma satisfatória entrevista com o Presidente do International Military Sport Council, o Coronel Abdulhakeem Alshino; o Secretário da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Machado Vieira; o Presidente da Comissão Desportiva Militar Brasileira, Vice-Almirante Paulo Martino Zuccaro e o Secretário Geral do International Military Sport Council, Coronel Dorah Mamby Koita explicaram como funciona o PAAR e comentaram sobre o sucesso dos militares nas Olimpíadas do Rio 2016.

Coronel Alshino, Tenente-Brigadeiro do Ar Vieira, Vice-Almirante Zuccaro e Coronel Koita.

Questionados sobre o desempenho dos atletas, o Vice-Almirante Zuccaro frisou que o PAAR começou em 2008 e que o objetivo principal do projeto era a participação nos jogos militares ocorridos em 2011 no Rio, porém as Forças Armadas (FAs) já sabiam que seria um resultado positivo para os eventos seguintes. Zuccaro também lembrou que há outros programas nas Forças Armadas que têm como objetivo a inclusão social, como o projeto Forças do Esporte. As Forças Armadas estão dispostas a ampliar o programa com a ajuda das Confederações e dos Ministérios, pois é uma tradição das FAs investir nos esportes para, além de ajudar o desempenho dos atletas nos eventos esportivos, melhorar a capacidade física dos combatentes militares. O PAAR é um processo de renovação contínuo com tendência a melhorar mais ainda nos futuros eventos esportivos. Ainda na entrevista, Coronel Alshino disse estar muito satisfeito com o desempenho do Brasil e afirmou que o país é um exemplo para outros países que queiram utilizar esse projeto.


A satisfação dos atletas, o nosso melhor desempenho nas Olimpíadas e a continuidade do Programa mostram que estamos no caminho certo para o Brasil virar uma grande potência esportiva. Às Forças Armadas, o nosso muito obrigado.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template