quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

RAIOS, RELÂMPAGOS, TROVÕES E VENTOS.

Embora geralmente aconteçam no mesmo momento, os raios, relâmpagos, trovões e ventos são coisas bem diferentes. Os raios são resultados de descargas elétricas que ocorrem entre as nuvens eletricamente carregadas e o solo, ou entre nuvens eletricamente carregadas positivas ou negativas que entram em curto, em decorrência de sua polarização e podem ocorrer antes ou após uma tempestade. O relâmpago (clarão) é o resultado da rápida movimentação dos elétrons. Já os ventos são deslocações de gases atmosféricos em grande escala causada por diferenças na pressão atmosférica. Quando uma região da Terra aquece muito, a pressão atmosférica nessa região diminui e o ar eleva-se causando ventos.
No verão é a época do ano em que mais estamos sujeitos a raios, sendo que 45% das ocorrências no Brasil são nessa estação do ano. O Brasil é o país onde caem mais raios no mundo e são mais comuns em locais de clima tropical.
Ao contrário do ditado popular que o raio não cai no mesmo lugar, ele pode cair diversas vezes no mesmo lugar e no mesmo dia. O Cristo Redentor, por exemplo, é o local que mais cai raio no Rio de Janeiro. Isso acontece devido a sua altura, o que o torna um alvo único servindo de um pára-raios.
A instalação de um sistema pára-raios é importante para a proteção de equipamentos elétricos e eletrônicos, porém não é suficiente. Independente do caso, a instalação de pára-raios é sempre primordial e atua em conjunto com a instalação de protetores de surtos, filtros de linhas, fios terras, no-breaks etc.
A eficiência dos pára-raios depende de seu aterramento. Os pára-raios recebem as correntes elétricas oriundas dos raios e as dissipam no solo via malha de aterramento. Para determinar um aterramento é necessário saber a resistividade do solo, pois o valor máximo da resistência de aterramento é de 10 ohms, recomendado, porém, em locais onde o solo apresente alta resistividade, poderão ser aceitos valores maiores, desde que sejam feitos arranjos que minimizem os potenciais de passo, e que os procedimentos sejam tecnicamente justificados. Quanto à malha de aterramento, o modo mais prático, consiste na implantação de hastes de aterramento tipo "Copperweid" (alta camada = 250u), com 2,4 a 3 metros de comprimentos, interligadas a um cabo de cobre nu, com diâmetro aproximado de 50mm2 a 50 cm de profundidade, conectado ás hastes. O ideal é que o sistema de aterramento e os pára-raios sejam inspecionados duas vezes ao ano.

Potência dos raios.

Um raio pode conduzir correntes em torno de 10 a 80 kA (quiloampères), mas existem registros em torno de 250 kA. A forma da corrente é unidirecional, sendo de polaridade negativa na maioria das ocorrências.
Geralmente a descarga possui um diâmetro estimado de 2 a 5 cm e é capaz de aquecer o ar até 30 mil graus Celsius em milissegundos. Apenas 1% da energia do raio é convertida em ruído (trovão), sendo o resto libertado sob a forma de luz. 

Quais são os perigos dos raios?

O perigo das chuvas fortes com raios se estende às residências porque os raios podem cair sobre a rede elétrica, gerando sobretensão e se propagar pela rede.
A maioria das redes de baixa tensão é normalmente de 110 ou 220 Volts, ao receber uma descarga mais alta tem um pico de energia que percorre o cabeamento até o imóvel, ocasionando a queima de eletrodomésticos e colocando em risco de choque-elétrico quem estiver fazendo uso do chuveiro ou telefone fixo.
Para evitar acidentes e diminuir o risco de choque-elétrico durante as chuvas fortes acompanhadas de raios não se deve aproximar de fios rompidos, de antenas e nem tocar qualquer tipo de cabos.

Locais mais perigosos.

Evitar ficar debaixo de árvores ou estruturas metálicas, pois as correntes geradas pelos raios são altíssimas e dissipam nesses locais. Evitar atravessar áreas alagadas, pois poderá haver cabos de alta tensão rompidos e que ainda estejam energizados.
Evitar áreas abertas como praias, lagos, rios, parques, praças, quadras e campos de futebol durante os temporais com raios. Nessas áreas há perigo real de ser atingido por uma descarga elétrica, e você será um potencial alvo. Afastar-se de cercas e quaisquer outras estruturas metálicas. Caso não estejam aterradas e haja uma descarga elétrica, o contato com essas estruturas pode representar risco de choque-elétrico grave.
Evitar usar telefone, assistir TV ou usar computador, pois uma descarga elevada pode percorrer as fiações a atingir estes equipamentos. Evitar tomar banho com o chuveiro elétrico ligado, pois caso haja uma sobretensão no circuito elétrico do chuveiro, uma parte da descarga elétrica poderá ser transferida pela água, colocando quem estiver tomando banho em risco de levar choque elétrico grave.
Seguindo as orientações, a chance de ser atingido por raios diminui consideravelmente.



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template