sábado, 8 de abril de 2017

Parabéns a todos os jornalistas




O Dia do Jornalista, comemorado em 07 de abril, foi instituído em 1931, pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em homenagem ao médico e jornalista Giovanni Batista Líbero Badaró, morto em 1830 por inimigos políticos. Líbero Badaró, como era conhecido, era um oposicionista ao imperador D. Pedro I e foi o criador do Observatório Constitucional, um jornal independente que focava suas principais matérias em temas políticos, que eram censurados por muitos politicos da época. Badaró era defensor da liberdade de imprensa e morreu em virtude de suas denúncias e de sua ideologia que contrariava os homens do poder.

Durante muitos anos, os jornais impressos eram os principais veiculadores de notícias nos quatro cantos do mundo. Naquela época, os jornalistas e os repórteres eram os únicos responsáveis pela busca das notícias, pois havia a necessidade de checar a veracidade das fontes.

A revolução digital ampliou e diversificou o protagonismo dos indivíduos na comunicação e os direitos fundamentais (como a ética) na imprensa deixaram de existir. O jornalista continua sendo insubstituível neste seguimento, mas as regras que orientam a sua atividade diária já não são mais as mesmas.

O crescimento da oferta de informações tornou um pouco obsoleta a função do jornalista de coletar, checar, formatar e distribuir notícias, tudo o que caracterizava o trabalho importantíssimo dos jornalistas durante muitos anos. A nova realidade digital está impondo ao jornalista a missão de dar as notícias imediatas, antes que alguem as divulguem primeiro.

RESPONSABILIDADE.

A diferença entre um veiculador de notícias e um jornalista é que este não transmite somente fatos, ele leva ao conhecimento dos leitores os males praticados contra o povo como o descaso em relação aos direitos e deveres dos cidadãos.

Já que somos adultos, nossa proposta é continuar trabalhando com responsabilidade para que a nossa missão seja alcançada plenamente.





Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template