quarta-feira, 5 de julho de 2017

Nossa Praça, um exemplo a ser seguido.

A Nossa Praça, a Praça da Paz como os moradores resolveram apelidar o local, era conhecida como um depósito de lixos. Atualmente, é um exemplo que deve ser seguido. Cuidada pelos moradores locais, a praça encanta pela beleza e sua conservação.
Aconchegante, cercadas de árvores, jardins, bancos e alguns equipamentos de ginástica, a Nossa Praça está localizada entre as ruas Itacarambi e Aracitaba no bairro de Bangu, na zona oeste da capital carioca. Um local que transmite sensação de tranquilidade e bem estar aos moradores, diferente da maioria das praças localizadas no mesmo bairro.

A ideia da revitalização da praça começou quando os moradores Sidnei, Fernando e Ronaldo resolveram acabar com o depósito de lixo, que servia como proliferação de ratos e insetos que atormentava os moradores, e decidiram começar a plantação de árvores, plantas frutificas e medicinais e hortas. Sidnei ainda instalou diversas placas de avisos no local, o que acabou chamando a atenção de outros moradores que também resolveram ajudar no zelo da praça e transformar o local em área de lazer.

O Jornal Impacto entrevistou os moradores Sidnei, Fernando, Ronaldo, Renato, Cristiane e Ramona, que disseram o quão difícil foi no início do processo de revitalização, devido à atuação de vândalos que quebravam as plantas e as placas de avisos. Porém, a perseverança desses moradores transformou o local. A Nossa Praça mostra como a dedicação e zelo permanentes com pequenos detalhes fazem toda diferença. 

A maioria das praças do Rio de Janeiro estão cheias de lixos e com bancos e brinquedos quebrados. Muitas com capinzal e vegetação, quase matagal, o que demonstra o desleixo da prefeitura e a falta de preocupação dos moradores. Além do visual ruim e da sujeira, sempre há riscos da proliferação de insetos, ratos e, consequentemente, doenças. Não adianta os moradores cobrar ações da prefeitura se os próprios não fizerem a sua parte. É uma ação que deve ser conjunta.

Nenhuma praça consegue manter-se limpa, bem cuidada e aprazível se não houver responsabilidades dos moradores. As cidades que nos encantam pelos cuidados e uma boa aparência são resultados de um eficiente serviço de limpeza e fiscalização aliados aos cuidados de quem habita esses locais.

A beleza e os jardins da Nossa Praça, por exemplo, não são obras da prefeitura, e sim, da dedicação dos moradores por manter conservada uma importante área de lazer. O bom estado das praças é determinante para que os espaços públicos sejam frequentados pelos moradores, que são os maiores beneficiados. Limpeza, manutenção, paisagismo, segurança e acessibilidade são os principais itens para garantir a constante utilização. A constatação é do diretor do Jornal Impacto Luiz Martins, que visitou o local. O Jornal Impacto parabeniza os moradores responsáveis pela conservação da referida praça e acredita que um bom exemplo deve ser seguido pelos demais.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template