terça-feira, 19 de setembro de 2017

A cor dourada do Brasil

As flores do Ipê Amarelo são sinais de que a primavera está chegando. As fotos são da residência da Dona Risolete, moradora de Realengo, zona oeste da capital do Rio de Janeiro. Com as suas 87 primaveras, Dona Risolete, que prefere não aparecer na foto, é amante da natureza e fala sempre com orgulho dos seus Ipês Amarelos.

O Ipê Amarelo é encontrado em todas as regiões do Brasil e sempre chamou a atenção de naturalistas, poetas, escritores e até de políticos. Em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou à árvore como a Flor do Brasil, desde então, o Ipê Amarelo é a flor símbolo de nosso país.

Ipê é uma palavra de origem tupi, que significa árvore cascuda, e é o nome popular usado para designar um grupo de nove ou dez espécies de árvores com características semelhantes de flores brancas, amarelas, rosas, roxas ou lilás. 

Conhecidos por sua beleza e pela resistência e durabilidade de sua madeira, os ipês foram muito usados na construção de telhados de igrejas dos séculos XVII e XVIII. Se não fossem pelos ipês, muitas dessas construções teriam se perdido com o tempo. Até hoje a madeira do ipê é muito valorizada, sendo bastante utilizada na construção civil e naval.

Hoje em dia, é muito difícil encontrar uma árvore de Ipê Amarelo em meio à mata nativa, quando isso acontece, o espetáculo é grandioso e merece ser apreciado com calma e reverência. Podendo atingir até 30 metros de altura, o ipê em flor no meio da mata, contrasta com o verde das outras árvores.

Essa árvore florescer entre agosto e setembro, colorindo e embelezando os locais por onde surgem. Veja um poema sobre a primavera aqui:
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 coment�rios:

Copyright © JORNAL IMPACTO | Suporte: Mais Template